Evite o amarelamento – Yamá Cosméticos

17

Aprenda como cuidar de fios loiros e grisalhos para evitar o amarelamento

Não importa se os seus loiros são naturais ou descoloridos, a verdade é que o amarelamento é sempre um desconforto em quem tem os fios mais claros. O processo também acontece nos grisalhos e brancos.

Apesar de comum, muita gente não sabe exatamente quais são as suas causas e nem como evitar que as madeixas fiquem amarelas ou laranjas. Esse é o seu caso? Veja quantas dicas bacanas nós trouxemos!

Por que os fios loiros e grisalhos ficam amarelados?

A principal causa para que os fios loiros, grisalhos e brancos fiquem amarelados é a oxidação, que acontece, essencialmente, quando o cabelo é exposto a temperaturas mais altas, por exemplo à exposição solar ou ao uso prolongado de secador e chapinha sem a devida proteção.

Muitas mulheres nem imaginam, mas existem várias atitudes do dia a dia que podem contribuir para deixar seus fios mais amarelos ou laranjas. Veja as principais.

Lavar os cabelos todos os dias

Lavar os cabelos diariamente não é um problema para muitas pessoas, porém quem tem o cabelo loiro pintado ou descolorido precisa dar um intervalo maior, no mínimo de 24 horas, entre as lavagens.

Isso porque, a lavagem constante pode favorecer o ​desbotamento dos pigmentos ​que cobrem o fio. Essa alteração no tom do loiro pode criar um aspecto mais amarelado.

Expor o cabelo ao sol

Como dissemos, o calor é o principal fator que favorece à oxidação dos fios. Ir à praia ou a piscina é uma delícia, mas se você tem os fios loiros, descoloridos, brancos ou grisalhos, precisa usar uma ​proteção específica.

Além dos bonés e chapéus, vale à pena usar um protetor solar para os cabelos, evitando ainda a ação mais agressiva dos raios UV, que podem sensibilizar os fios.

No caso das piscinas, a ​água com cloro ​também é um problema, mas, ao invés de deixar os fios amarelos, ela os deixa mais esverdeados. E o grande vilão é o cloro. Para evitar o problema, molhe os cabelos em um chuveiro antes e depois de sair da piscina.

Secador e chapinha

A proteção térmica ao usar o secador, a chapinha e o baby liss é indispensável no caso das madeixas mais claras. Porque, como você viu, o calor ajuda a oxidar mais rápido o cabelo, levando ao amarelamento.

Problemas na descoloração

Se você resolveu deixar a cor original do seu cabelo para trás e aventurar-se no mundo das loiras, é fundamental optar por um bom profissional.

O amarelamento que não melhora mesmo com os cuidados pode ser fruto de um problema durante a descoloração. Geralmente, a causa é a retirada do pó descolorante das mechas antes de o clareamento ter atingido a cor necessária, deixando os fios amarelados e difíceis de serem neutralizados.

Outro erro comum é retirar o produto clareador e matizar com a ajuda de um tonalizante. Na hora, o seu cabelo ficará com uma cor linda, mas conforme você for lavando, ele desbotará e retornará ao amarelo. Por isso, a recomendação é sempre matizar com a coloração.

E, claro, para evitar o amarelamento devido a problemas na descoloração, o profissional deve deixar o produto agir até que o fio atinja o tom loiro platinado. Nesse estágio, não é necessário usar nenhum processo de neutralização e será muito mais difícil para o fio amarelar.

Quais os cuidados para evitar o problema?

Já deu para notar que são muitos os pontos que podem fazer com que os fios mais claros fiquem com aquele aspecto amarelado, não é mesmo?

Mas, alguns cuidados básicos, podem deixar os seus cabelos muito mais bonitos, como:

  • sempre usar proteção térmica antes de secar, aplicar chapinha ou baby liss;
  • investir em ​protetor solar para o cabelo​;
  • procurar bons profissionais para fazer a descoloração;
  • manter os ​fios hidratados​;
  • lavar os cabelos com shampoos específicos para loiros, grisalhos e brancos (que contam com pigmentos irisados).

Shampoo neutralizador e matizadores

Uma dúvida muito comum das loiras e grisalhas é em relação aos shampoos neutralizadores (roxos) e os matizadores – e de quanto em quanto tempo esses compostos devem ser usados.

O shampoo roxo ajuda a neutralizar os amarelados e alaranjados, dando mais brilho e reavivando a cor dos fios. Para isso, eles contam com pigmentos roxos, azuis e violetas, que são os responsáveis por neutralizar os tons alaranjados e amarelados indesejados.

A frequência de uso dependerá muito de cada fabricante, assim é importante ler o que está escrito no rótulo. Outro ponto essencial é o tempo de pausa, ou seja, o período em que o produto deve ser deixado no cabelo para agir, que também varia entre os fabricantes.

Já o matizador é um produto mais concentrado e que, por isso, consegue dar um efeito mais rápido e imediato em apenas uma aplicação. Porém, esses itens costumam fazer bastante sujeira e podem manchar toalhas, toucas e outros acessórios.

Se você não respeitar o tempo de pausa, ainda poderá acabar com uma surpresa desagradável, como um cabelo azulado ou em um tom muito mais claro do que o seu loiro.

Como você viu, manter os cabelos loiros, descoloridos, grisalhos e brancos sempre bonitos e livres do amarelo exige um pouco mais de cuidado. Porém, quando esses detalhes começam a fazer parte da sua rotina, o resultado é um fio muito mais bonito, brilhante e com uma cor incrível.

Você gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post com as suas amigas e ajude-as a deixarem as suas madeixas ainda mais incríveis!


Fonte: Yama

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Visagismo Brasil.

Comentários