Cabelos Platinados – Yamá Cosméticos

122

5 dicas e cuidados para fios mais brilhantes e luminosos!
A tonalidade cinza está cada vez mais presente nas ruas. Afinal, um número maior de mulheres têm investido nos cabelos platinados e grisalhos. Não importa se você está pensando em descolorir os fios ou assumir a cor mais acinzentada deles – é essencial manter alguns cuidados específicos para conquistar um cabelo mais brilhante, iluminado e cheio de vida.

Já está curiosa? Confira as principais dicas e cuidados para os cabelos platinados e grisalhos!

1. Invista em um bom shampoo desamarelador

O shampoo desamarelador também é conhecido como shampoo roxo, lilás ou prata. O objetivo desse produto é neutralizar as cores, retirando o amarelado que costuma aparecer tanto nos fios descoloridos como nos grisalhos.

A recomendação, de uma forma geral, é usar esse tipo de shampoo 1 vez por semana. Mas tudo dependerá dos seus hábitos de lavagem. Quem lava os fios todos os dias, pode perceber que os cabelos ficam amarelados ou alaranjados com mais frequência, nesse caso é possível usar o shampoo roxo até 2 vezes na semana.

Só tome cuidado com o excesso. Primeiro porque você pode acabar com o cabelo meio azulado e segundo porque esse shampoo tende a ressecar mais os fios – e como os cabelos platinados e grisalhos já são, naturalmente, mais ressecados, isso pode significar problemas.

2. Use shampoos hidratantes no dia a dia

Como dissemos no tópico anterior, tanto os cabelos platinados como os grisalhos tendem a sofrer mais com o ressecamento. No caso dos cabelos loiríssimos, a descoloração é a responsável por afetar a estrutura do fio, deixando as escamas mais abertas e favorecendo o ressecamento.

Já no caso do cabelo grisalho, o ressecamento acontece devido à falta de melanina, responsável por dar cor ao cabelo e também mais elasticidade e maciez. É por isso que, conforme os fios vão ficando mais brancos, eles também se tornam mais rebeldes e ásperos.

Para driblar essa situação, é muito importante investir em um bom shampoo e condicionador. Prefira as versões peroladas ou leitosas que contam com mais agentes condicionantes na fórmula ou óleos naturais.

Alguns bons ingredientes são: aloe vera, águas marinhas, babaçu, murumuru e também ativos reconstrutores como queratina, vitaminas A e E, elastina, cistina etc.

3. Use protetor solar nos fios

O protetor solar capilar é um excelente aliado de quem possui cabelos platinados e grisalhos. Afinal, ele ajudará a evitar o amarelamento e também a ação nociva dos raios UV. Nos cabelos brancos e grisalhos, esse item é ainda mais importante, afinal, você tem uma reserva menor de melanina para proteger o fio.

A maneira mais comum de encontrar esse produto é em formato de leave-ins para aplicar nos fios antes de se expor ao sol. Em geral, eles formam uma película protetora que reflete a luz solar e impede que os raios UV penetrem na fibra, causando estragos.

Além do amarelamento, o sol também é um poderoso oxidante e pode causar ressecamento, quebra e fotoenvelhecimento.
Outra dica é investir em shampoos que já contam com fatores de proteção solar na fórmula.

4. Invista em boas máscaras de tratamento

Como você viu, os cabelos platinados e grisalhos costumam ser mais frágeis. No caso dos platinados, isso ocorre devido ao processo de descoloração, que torna o fio mais sensível e poroso.

E nos cabelos grisalhos, o problema é mais estrutural. Isso porque as cutículas se tornam mais suscetíveis e se abrem com mais facilidade, comprometendo a estrutura da fibra capilar.

Com os cabelos mais frágeis, é normal que apareçam mais frizz e outros problemas, causando dificuldades no dia a dia, além, é claro, de haver mais chance de quebra.

Para evitar tudo isso, a principal dica é investir nos cuidados específicos, com máscaras de tratamento para hidratar, nutrir e reconstruir o fio. Todas essas etapas são indispensáveis para os cabelos platinados e grisalhos.

Enquanto a hidratação ajuda a devolver a água perdida naturalmente pelo fio, a nutrição sela as cutículas e impede que essa água evapore. Já a reconstrução age na parte interna da fibra capilar, devolvendo massa e tornando o cabelo mais forte e saudável.

5. Conte com bons profissionais

Por último, não se esqueça de sempre contar com um cabeleireiro de confiança e que conheça as características dos cabelos platinados e grisalhos. Principalmente no primeiro caso, já que para manter esse cabelo descolorido, será preciso ações periódicas na raiz – o que pode acabar enfraquecendo o fio e favorecendo às quebras.

Com essas dicas, ficou mais fácil manter os seus cabelos platinados e grisalhos cheios de vida, brilho e movimento? Se você gostou desse conteúdo, curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas bacanas como esta!


Fonte: Yama

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Visagismo Brasil.

Comentários